TRT-ES



Justiça do Trabalho no Espírito Santo comemora seus 20 anos

Instalado em solo capixaba no dia 8 de janeiro de 1991, o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) encerra, 13 de dezembro, o ciclo de comemorações aos seus 20 anos. A cerimônia será realizada às 19 horas, no Teatro Carlos Gomes, e contará com a participação de magistrados, servidores, advogados e outros profissionais que ajudaram a construir a história do Órgão.

Além das duas décadas de serviços prestados à sociedade, o TRT-ES tem muito mais que comemorar em 2011. No ano passado, julgou mais processos do que recebeu, sendo que 30% foram resolvidos por meio de conciliação. A conquista resultou em reconhecimento pelo Conselho Nacional de Justiça que, em abril deste ano, conferiu ao Tribunal diploma por cumprimento de metas, e serviu de incentivo para a realização, em maio, do Mês Regional da Conciliação.

Nesse aniversário, o TRT-ES foi também brindado com o início da 3ª etapa da obra de sua sede – a construção do edifício propriamente dito -, em maio deste ano. Até 1990, o Espírito Santo tinha apenas seis varas trabalhistas (na época, denominadas “Juntas de Conciliação e Julgamento”), vinculadas ao TRT do Rio de Janeiro. Hoje, o TRT-ES conta 24 varas do trabalho (14 na capital e 10 no interior), 63 magistrados e quase 900 servidores.

O Tribunal comemora, ainda, o fato de figurar como um dos mais produtivos, dentre os 24 Regionais Trabalhistas do nosso País, em pesquisa realizada em junho deste ano, que considerou o congestionamento total, o custo e a quantidade de processos julgados pela força de trabalho dos tribunais.

Outro motivo de orgulho para o Tribunal foi a eleição, em setembro, da presidente do TRT-ES, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, como conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, representando a Região Sudeste. Esta é a primeira vez que o Regional capixaba tem assento no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Na programação da festa de encerramento dos 20 anos estão incluídas apresentações do coral do TRT-ES e da banda da Polícia Militar, lançamento de vídeo institucional com depoimentos de quem participou da trajetória do Tribunal, e premiação ao vencedor do concurso para criação do seu logotipo oficial, que receberá um prêmio de R$ 8.000,00.

Confira as principais realizações do TRT-ES ao longo de 2011 em comemoração aos 20 anos:

- Série de palestras sobre acidentes de trabalho, proferidas por juízes do TRT-ES em sedes de sindicatos, com o objetivo de conscientizar trabalhadores e empresários quanto à necessidade de prevenção;

- Mês da Conciliação (maio): pela primeira vez, o TRT-ES dedicou um mês inteiro à conciliação. Das 983 audiências realizadas, 447 terminaram em acordo (45%) entre as partes, que somaram quase R$ 10 milhões;

- Concurso para criação do logotipo oficial do TRT-ES. O concurso foi lançado nacionalmente em julho e teve 38 participantes;

- Exposição permanente de fotos em homenagem aos 20 anos do TRT-ES, inaugurada em setembro, no saguão de entrada do edifício Vitória Park, no Parque Moscoso, onde ficam as varas trabalhistas;

- Seminário Prevenção de Acidentes de Trabalho, com organização do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Espírito Santo e do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo (TRT-ES), a ser realizado no dia 2/12, no auditório do Campus I da Faesa;

- Vídeo institucional que registra a trajetória do Tribunal, sua origem e impacto social, destacando a sua influência na vida trabalhista capixaba.

Veja aqui o convite para a solenidade de comemoração dos 20 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo.


29/11/2011   ver todas | pesquisar notícias

Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região
Espírito Santo

Endereço:
Rua Pietrângelo de Biase, 33, Centro
Vitória-ES
CEP 29010-922

Telefone Geral:
(27) 3321-2400